Copyright: Toni Martins
Férias na Ilha de Moçambique
Publicado por: Toni Martins em 2022-03-05
Tanto escutamos acerca de África, de Moçambique que fica a curiosidade de um dia conhecer. Foi o que aconteceu comigo, um dia decidi ir para África e a partir da África do Sul partir à descoberta de Moçambique de carro.
Todos me falavam que eu era doido, primeiro porque ia sozinho, segundo porque ia num carro bem normal, Peugeot 306, terceiro porque era perigoso, quarto porque as estradas eram muito más, mas como sou teimoso fui assim mesmo. Hoje olho para trás e valeu a pena, fiz sozinho o trajecto desde Maputo até a Ilha de Moçambique e voltei. Quando cheguei à Beira, as informações que me davam era de que a estrada para cima eram só buracos, que não havia nem postos de combustível, não havia comida... Mas eu fui mesmo assim, realmente o trajecto da Beira até Nampula era assuatador, as estradas afinal eram boas, mas não havia apoio nenhum e foram mais de 700Km, mas volto a dizer, valeu a pena.
Depois de uma paragem em Nampula segui viagem para a Ilha de Moçambique... Lindo, a ilha restam vestígios dos tempos áureos, pode ver-se que tinha boas casas, tinha boas condições, tinha um bom ambiente... Tinha, isso mesmo tinha, porque esta quase tudo em ruínas, não se pode dizer que esteja suja, mas nota-se que é muita pobreza, mas eu vim aqui para beber história e a história esta la toda a cada virar de uma esquina.
As praias são belas, águas de um azul lindo e temperadas, areias finas e um povo apesar de tudo acolhedor.
Não posso dizer que seja um local para ir de férias, é um local para ir conhecer e talvez ficar uma noite mas vale a pena pela a história e pela aventura para lá chegar