Machu Picchu, Peru

Destino de férias cultural
Fotos de: Machu Picchu, Peru
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Peru
Peru
Arequipa, Peru
Cusco - Peru
Huanchaco
Iquitos, Peru
Lima, Perú
Puno
Tacna

Machu Picchu
Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi construído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais.

A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a história inca, tudo planeado para a passagem do deus sol.

O lugar foi elevado à categoria de Património mundial da UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à iteração com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru.

Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, e a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.

Pela obra humana e pela localização geográfica, Machu Picchu é considerada Património Mundial pela UNESCO.

Pela obra humana e pela localização geográfica, Machu Picchu é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Turismo
Machu Picchu é simplesmente a atração número um do Peru e talvez da própria América Andina. Desde que a descoberta científica da cidadela inca foi anunciada pelo historiador americano Hiram Bingham em 1911, sua complexa e misteriosa arquitectura encastelada num cenário montanhoso dramático vem atraindo turistas de todo o mundo.

Tanta popularidade levou Machu Picchu, uma das novas sete maravilhas do mundo, a sofrer com o turismo desenfreado e alguns dos preços mais altos do país. Mesmo assim, hordas de turistas desembarcam sem parar nessa antiga cidade inca de pedra, seja pela clássica Trilha Inca ou por comboios vindos de Cusco. E motivos não faltam para tamanha determinação. Machu Picchu, que em língua quéchua significa “montanha velha”, está localizada sobre uma montanha de granito e abriga impressionantes construções erguidas com pesados blocos de rocha. Cercado de enigmas a respeito de sua criação e serventia, o local, declarado pela Unesco como Património Cultural e Natural da Humanidade, está a 112 quilómetros de Cusco e 2.350 metros acima do nível do mar.

Para muitos, é a viagem de uma vida.

Atenção: devido à rápida degradação do sítio, o governo peruano vem limitando o número de visitantes ao local. Para quem viaja com agências, providenciarão a reserva para ingresso às ruínas, mas os independentes o deverão fazê-lo com antecedência junto às autoridades.
Gastronomia
A mesa típica peruana reserva umas delícias apreciadas por muitos paladares.

Podemos encontrar entre elas o famoso Ceviche (peixe cru ou camarão marinado com suco de limão), a Sopa de Milho, a Sopa "A la Criolla" (com carne, leite, cebola, alho, pimenta, pão e orégano), o Rocoto (pimentão picante recheado), a Alpaca na Grelha (da família dos Ilhamas), o Cuy ao Forno (da família do coelho), o Queso Kapche, o Tamal, a Humita, o Chicharrón con Mote e a lista parece não ter fim...

Se é para beber, bebemos a bebida nacional que é o Pisco Azedo, uma espécie de licor feito com uva, limão, clara de ovo e canela.

E para os que não podem ou não gostam do álcool existem as opções da Chicha Morada feita com milho roxo e o refrigerante local que compete com a marca internacional e que aqui se chama Inka Cola.

Se gosta de uma boa cerveja gelada em qualquer parte do mundo, ficará feliz em saber que aqui as cervejas baratas são de alta qualidade, entre as marcas conhecidas estão a Cusqueña, a Cristal e a Arequipeña.

De sobremesa para adoçar a viagem, terá como opção o saboroso Suspiro de Limeña, o Manjar Blanco ou o conhecido Bolo com Sorvete.

Se é adepto das frutas, fará as delícias do paladar com a Chirimoya (uma espécie de maçã cremosa), a Lúcuma (parecida com a noz) e que cai muito bem com um sorvete e ainda temos a Tuna (a parte carnosa de um tipo de cáctus).
Clima
O seu clima é similar com o da antiga capital do império Inca, contudo por estar cerca de 1000 metros abaixo da altitude de Cusco, o seu clima é mais ameno tendo temperaturas mais próximas às encontradas em Lima que em Cusco.
A divisão das estações segue o mesmo padrão com apenas duas estações bem definidas, a das secas de maio à outubro e a das chuvas entre novembro e abril.

Outros destinos turísticos mundiais

Ilha de São Vicente, Cabo Verde
Cabo Verde
Islândia
Islândia
Malásia
Malásia
Mongólia
Mongólia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Montevideo
Uruguai
Funchal
Portugal
Sète, França
França
Cadiz, Andaluzia
Espanha
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais