Copyright: Toni Martins
Ushuaia, a cidade mais ao sul do planeta
Publicado por: Toni Martins em 2021-11-28
Esta é a que podemos chamar a viagem de uma vida. Eu tinha esse sonho, o sonho de um dia poder visitar Ushuaia mas visitando de carro.
Realizei o meu sonho, desci todo o Brasil, Argentina e cheguei a Ushuaia sem que antes de chegar não tivesse passado por peripécias.
Quando atravessamos o estreito de Magalhães já o depósito de combustível do Troller marcava meio tanque, no lado chileno não vi nenhum posto para abastecer (mas também não perguntei) acreditei que talvez pelo caminho fosse encontrar... Nada, nem sinal de posto de combustível. Fui controlando o consumo em direção a sul para a fronteira Chile/Argentina, pelo GPS podia ver que tinha um vilarejo e pensei que lá tivesse posto, era já final do dia quando passamos o estreito, logo estavamos já andando pela noite dentro, estrada de terra, e não se via ninguém nem casas e nem outros carros. Chegados a esse vilarejo cerca das 23:20, já o sinal de reserva tinha acendido há muitos quilómetros atrás. Para minha desilusão.. nada de combustível, num café local informaram-me que na fronteira havia um posto e que estava a cerca de 10Km, mas que o posto encerrava à meia noite. Segui para a fronteira esperando que o combustível acabasse a todo o momento mas por sorte chegamos. Como já era quase meia noite pedi ao guarda para me deixar ir abastecer antes que o posto fechasse. (autorizou).
Feitas as formalidades de fronteira era hora de seguir viagem para Ushuaia, mas eu que tinha visto algumas fotos das paisagens chegando a Ushuaia, nem pensar que eu ia seguir viagem à noite.
Paramos num pueblo logo a seguir à fronteira e dormimos dentro do Troller para poder fazer o trajecto de dia.
Imaginem o frio que passamos, mas valeu a pena. Chegamos a Ushuaia procuramos hotel para descansar um pouco e começamos no mesmo dia as visitas.
Fomos até ao final da carretera nº3 visitar a Bahía Lapataia onde é conhecido como o fim do mundo.
No dia seguinte fomos fazer o passeio no Tren del fin del Mundo, um trem com aspecto antigo em que tenta mostrar como era no tempo em que transportava os prisioneiros que iam cortar madeira.
A viagem de ida e volta no Tren del fin del Mundo é de cerca de 2 horas, vale muito a pena fazer a viagem pois tem paisagens muito bonitas dos vales e montanhas que rodeiam Ushuaia.
No dia seguinte fizemos o passeio pelo canal Beagle a bordo de um catamarã ao longo do canal onde podemos observar os leões marinhos e outros animais marinhos, o passeio levou-nos a visitar o farol Les Eclaireurs, a Ilha dos Pássaros, a Ilha dos Leões Marinhos. O restante do tempo que passamos em Ushuaia (3 dias) aproveitamos para conhecer as redondezas com belas paisagens e claro experimentar a gastronomia local.
Apesar de termos estado em Ushuaia no més de Janeiro, fazia bastante frio, tanto que tivemos de comprar roupa apropriada.
Realmente foi o realizar de um sonho, não só Ushuaia mas todo o trajecto de e para lá.